domingo, 2 de dezembro de 2012

É campeão! Oeste surpreende e fatura título da Série C

rubrao

   Surpreendendo algumas das equipes mais tradicionais e populares no país, o Oeste, um ilustre desconhecido até no estado de São Paulo, venceu em casa o Icasa neste sábado por 2 a 0 e se tornou campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória simples bastou para confirmar o primeiro título nacional do time de Itápolis porque o jogo de ida, em Juazeiro do Norte, no Ceará, havia sido 0 a 0.

O primeiro gol rubro-negro chegou cedo, logo aos 10 minutos do primeiro tempo, com Wanderson. Dezinho, aos 18 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória e o inédito título nacional.
Como título, o Oeste salvou a honra dos times paulistas pelo menos em uma das divisões do Brasileiro, já que o desempenho dos times do estado nas séries A e B em 2012 foi fraco. Na elite, apenas o São Paulo ficou no G-4 e viu o Palmeiras, ser rebaixado com três jogos de antecedência. Além disso, a Portuguesa ainda pode cair na última rodada caso perca para a Ponte Preta e o Sport vença o Náutico.

  Na Série B, nenhum time paulista conseguiu o acesso à primeira divisão (Goiás, o campeão, Criciúma, Atlético-PR e Vitória alcançaram este objetivo), mas viu dois clubes caindo para a terceirona: Barueri, o lanterna, e o Guarani, campeão brasileiro em 1978. Aliás, nem na Série C o estado se salvou da vergonha: o Santo André, campeão da Copa do Brasil em 2004, caiu para a quarta divisão do país.
Mas, embora o ano tenha sido horrível para os times paulistas no Campeonato Brasileiro em 2012, não foi só o Oeste que se deu bem neste ano: o Mogi Mirim subiu da Série D para a C junto com Sampaio Correa, Baraúnas e Crac. Apesar disso, o Oeste foi o único campeão, já que o Sapão foi eliminado nas semifinais.
Além do time de Itápolis e do Icasa, Chapecoense e Paysandyu jogarão a Série B em 2013.


O jogo
Superior durante toda a primeira etapa, o Oeste abriu o placar aos dez minutos de jogo, após assustar em duas cobranças de falta bem defendidas por João Paulo. Wanderson driblou dois dentro da área, cortou para o pé direito e bateu rasteiro, no contrapé do goleiro do Icasa, que não pode evitar o gol.
A desvantagem no placar pareceu incomodar os jogadores cearenses e até causou confusão no gramado. O Icasa não devolveu uma bola, ignorando o fair play, e quase marcou. Os atletas da casa foram tirar satisfações e um princípio de briga paralisou o jogo por alguns minutos.

  Quando a bola voltou a rolar, o domínio seguiu nos pés dos paulistas, que criavam e desperdiçavam chances de ampliar. Aos 33, Jheimy foi lançado em profundidade e finalizou bem, parando nas mãos do arqueiro adversário.

  Logo na sequência, uma cobrança de falta improvável assustou demais. Quase sem ângulo, a bola cruzou toda a área, explodiu na trave e desviou em Gilberto antes de sair de perto do gol de João Paulo.
O Icasa voltou melhor dos vestiários e precisava apenas de um gol para ficar com o título O Oeste, porém, seguia ameaçando. Eduardo, no primeiro lance de perigo da etapa complementar, cabeceou bem e obrigou o goleiro João Paulo a se esticar todo para defender.

  Éder respondeu com uma bomba de longa distância e Jaílson espalmou dando rebote. Jefferson Recife tentou chegar para empatar, mas estava em posição de impedimento quando foi para a jogada.
Sempre perigoso nas bolas aéreas, o Oeste selou a conquista da Série C com um gol de cabeça de Dezinho. Após cobrança de falta, o atacante desviou, tirando o goleiro João Paulo da jogada e acertando a parte lateral das redes.
O Icasa ainda tentou um esforço final, mas esbarrou sempre no goleiro Jaílson ou na bem postada zaga do Oeste, que rebatia todas as bolas.

 

ESPN

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More